Filmes

Quinto e Abrams falam sobre Star Trek 2


abrams e zachary
J.J. Abrams dirige Zachary Quinto em Star Trek

Enquanto participava da campanha “Save the Arcades”, em prol da conservação dos jogos arcades, o ator Zachary Quinto (jovem Spock) deu uma atualização a respeito dos seus mais recentes projetos e também falou um pouco sobre o próximo filme da franquia, incluindo os rumores quanto a  presença de Shatner e Khan. O site Trek Movie  conversou com J. J. Abrams e fez uma avaliação sobre as possibilidades da produção andar este ano.

Todos sabem que a Paramount já encomendou o roteiro da sequência de Star Trek para a dupla de escritores, Orci e Kurtzman. Desde então, eles, Damon Lindelof e o produtor J.J. Abrams falaram generalidades sobre o que está por vir, mas deixaram claro que ainda estão discutindo o melhor modo para uma nova história. Em entrevista ao SciFi Wire, Quinto disse que é preciso um pouco de paciência, pois o tempo é longo e tudo precisa ser feito com perfeição.

“Eu sei que eles estão buscando novas histórias e trabalhando nelas, J.J. (Abrams), Bob (Orci) e Alex (Kurtzman). Mas acho que esses caras têm outras coisas em que estão trabalhando. Star Trek é uma prioridade, com certeza, mas eu acho que ninguém está com pressa. E isso é o que eu adoro neles. Você sabe o que quero dizer… Claro que os fãs e o estúdio adorariam vê-lo sair no próximo verão, se pudesse. Eu acho que vai ser muito melhor levar um tempo e ser claro sobre a história que eles querem dizer. Seja ou não, envolvendo Khan ou o Sr. Shatner”.

Então, o que há de novo sobre a sequência de Star Trek? Embora boa parte das discussões na internet seja sobre a história e o quanto isso deve ser ponderado entre os novos e os antigos personagens (incluindo Shatner e Khan), existem ainda algumas questões fundamentais que não foram resolvidas. Uma delas refere-se a decisão de J.J. Abrams em dirigir ou não novamente um filme da franquia. E em segundo, a melhor data de seu lançamento. O estúdio está interessado em ter a seqüência até o verão americano de 2011, no entanto, isso pode não se encaixar com a programação de Abrams. O produtor tem muitos outros projetos em sua gaveta, incluindo a co-produção de Missão Impossível IV para 2011. Pelo que apurou o site Trek Movie, Abrams ainda não se convenceu de dirigir um segundo longamentragem de Star Trek. O produtor falou com o site sobre o assunto.

Muito antes de você decidir dirigir o primeiro filme, você disse que não tomaria a decisão até que visse o script. Supondo que uma sequencia aconteça, qual será o seu processo de decisão agora? 

Abrams: “Eu acho que o sonho de qualquer profissão é a escolha do trabalho, porque você ama o que faz. E para mim, só dirigi dois filmes e ambos são filmes sequências de programas de TV, em que esteve Leonard Nimoy. Eu adoraria tentar fazer alguma coisa. Isso não quer dizer que não possa fazer outra coisa primeiro e talvez retornar e fazer a continuação disso. Mas eu, honestamente, acho que é loucura pensar numa sequência agora, quando o primeiro filme ainda não saiu totalmente dos cinemas. Peço às pessoas para verem o filme e rezo para que elas gostem do filme. E se há o desejo por outro, não só estou animado para produzi-lo e ajudar a realizá-lo, mas estou aberto a possibilidade de dirigi-lo. É algo que preciso decidir quando tivermos discussões sobre a história”.

De acordo com o Trek Movie, é possível que o script de Star Trek 2 seja entregue no final deste ano, uma vez que J.J. Abrams não tem mais nada em sua mesa, a princípio, o que poderia levá-lo a uma pré-produção até o início de 2010, para que o filme seja entregue em 2011. No entanto, se Abrams acabar fazendo esse “algo mais” nos próximos meses, então o estúdio poderá mudar sua estratégia: obter uma sequência de Star Trek no verão de 2011, produzido por Abrams, mas dirigido por outro, ou esperar até 2012 (ou mais tarde) para conseguir que Abrams venha a dirigi-lo. Claro que isso soa como um déjà vu. Já em finais de 2006 e início de 2007, toda a agitação da internet foi a respeito de que Abrams seria ou não diretor do filme. Provavelmente, deveremos esperar o mesmo tipo de coisa desta vez, diz o site.

Orçamento? Há outra questão fundamental a respeito do próximo filme de Star Trek, que é o orçamento. O primeiro filme acabou por custar cerca de US $ 145 milhões (antes da comercialização), que é típico de um grande filme de verão, e além disso foi o maior orçamento que Jornada já teve. No entanto, o filme recebeu luz verde no início de 2007, quando as coisas eram diferentes na Paramount, e ainda tinham um parceiro de investimento (Spyglass). Desde então, a Paramount (e outros estúdios) tem cortado produções pouco atrativas e também estão fazendo corte de gastos em suas empresas. Só esta semana a Paramount mudou o lançamento do filme de Leonardo DiCaprio, Shutter Island, que seria para outubro de 2009, e acabou ficando para fevereiro de 2010, alegando falta de fundos para comercializar e distribuir o filme (aparentemente, eles gastaram muito com Monsters vs Aliens, Star Trek, Transformers 2 e G.I. Joe). O chefe do estúdio Brad Grey emitiu esta declaração quanto ao período de incertezas na economia:

Nossa programação para 2009 recebeu luz verde, em um clima muito diferente quanto a economia e como resultado temos de ser flexíveis e dispostos a recalibrar e adaptarmos a um ambiente em mudança. Esta é uma situação enfrentada por todos os estúdios, que assim como nós, trabalham com as pressões financeiras associadas à ampla recessão. Como todo negócio, temos de fazer escolhas difíceis para maximizar o nosso sucesso global e para melhor gerir os negócios da Paramount, de uma forma que sirva à Viacom e aos seus acionistas, ao fornecer o filme com todas as chances possíveis de sucesso, tanto de forma criativa e financeiramente.

Portanto, apesar de Star Trek ser um filme de sucesso, pois arrecadou mais de US $ 382.5 milhões, até agora (espera-se mais lucros em DVD e Blu-ray), o clima econômico poderia afetar o orçamento do próximo filme. É certo que já existem cenários e vestuário montados, com economia de custo, e muito do projeto tem local já definido. Além disso, os atores do elenco assinaram contratos para 3 filmes, com valores definidos, desse modo, o estúdio não vai ter um grande gasto no orçamento. Assim, no final, não seria surpreendente se o estúdio pedisse a Abrams para encontrar uma maneira de apresentar a próxima Jornada com o mesmo dinheiro ou um pouco menos. Claro que Nicholas Meyer entregou o que é considerado como o melhor filme da franquia (Star Trek II: A Ira de Khan), com apenas uma fração do orçamento do primeiro filme. 

Especulações à parte, o jeito é ter paciência e esperar por novidades até o fim do ano. Parece quase certo que o próximo filme de Star Trek irá acontecer, mas estamos distantes de saber a forma que vai tomar. 

Adaptado de matéria originalmente publicada no Trek Brasilis

2 comentários em “Quinto e Abrams falam sobre Star Trek 2

  1. Fabiano

    Estou muito ancioso em ver este segundo filme, e con certeza assim que sair o DVD eu vou comprar ele, melhor ainda se não tiver muita diferença para o Blu-Ray, pois dai eu compro e guardo até ter como reproduzir isso em alta fidelidade.

    Curtir

  2. DUAS COISAS, SÓ VOU ASSISTIR SE NÃO FOR A REFILMAGEM DE ” A IRA DE KHAN” , SE FOR, ADEUS, E O FILME TEM QUE SAIR ANTES DE 21 DE DEZEMBERO DE 2012 , PORQUE DEPOIS, VOLTAREMOS A IDADE DA PEDRA …

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: