Filmes

Duncan Jones pensa em nova Sci Fi influenciada por Blade Runner


Ator Sam Rockwell fará ponta em Mute, de Duncan Jones
Ator Sam Rockwell fará ponta em Mute, de Duncan Jones
O jovem diretor inglês Duncan Jones, (a.k.a Zowie Bowie, filho de David Bowie), tem ganhado bastante elogios pela sua produção independente Moon, que tem feito sucesso em circuito bastante restrito nos EUA e na Europa (ganhou um prêmio no Edinburgh Film Fest por melhor nova produção inglesa). Recentemente, seu filme foi exibido no Centro Espacial Lyndon Johnson,da NASA, em Houston, para uma platéia de alunos e professores. Após a exibição, ele respondeu a perguntas das pessoas na platéia, que estavam interessadas na mineração do Hélio-3, que é mostrada no filme e que pode servir no futuro como nova fonte de energia quase inesgotável presente na Lua. Ele acabou descobrindo que seu filme tem sido bastante discutido na comunidade científica espacial. Como novo projeto, Duncan Jones pretende continuar na ficção-científica, gênero que ele adora desde criança.
Se Moon tem várias referências a 2001 – Uma Odisséia no Espaço, o clássico de Stanley Kubrick, o seu próximo filme, “Mute”, será um longa ambientado em um mundo parecido com o de Blade Runner – O Caçador de Andróides, clássico de Ridley Scott. Pelas palavras de Duncan: “Eu adoro Blade Runner, é um dos meus filmes favoritos e eu sempre fico desapontado por ninguém nunca ter tentado fazer um filme ambientado neste mesmo tipo de mundo ou que tenha este mesmo estilo de história. Então, o que estou fazendo é uma trama de mistério que se passa em uma Berlim futurista“, disse ao site Popular Mechanics.
Em outra entrevista, o diretor deixou claro, entretanto, que Mute não se trata de uma continuação de Blade Runner, mas será influenciado pelo mundo futurístico criado para a produção de Ridley Scott. “Há algo de real e orgânico. Parece que eles foram para uma cidade real e filmaram. Você tem a sensação que o lugar existe. Na maioria dos filmes de ficção-científica, a ambientação parece um pouco falsa, mas em Blade Runner não. E é isso que quero capturar para o meu filme“, disse Jones ao site Io9. Ele tentará recriar este clima futurista em uma Berlim do futuro.
O cineasta também disse que não usará monstros, máquinas, alienígenas ou mutantes como os vilões de Mute. “É uma história muito humana, é sobre pessoas normais tendo que viver nessa cidade futurística. Ficção-científica é, às vezes, mais um pano do fundo. Eu gosto disso, já que é na humanidade que estarei concentrado“. Ele já revelou que o roteiro está pronto e foi entregue a alguns atores.

Outra revelação recente de Duncan é aproveitar estas ficções-científicas e ambientar todas em um mesmo universo. Assim, em Mute, haveria um epílogo do que teria acontecido ao personagem do ator Sam Rockwell logo após o fim de Moon. Duncan confirmou inclusive que Rockwell teria aceitado a participar de uma ponta no novo filme. Duncan pensa futuramente em montar um terceiro filme, sem data de estreia ainda, onde fecharia a trilogia com uma nova estória que não teria ligação direta com outros filmes, mas seria ambientado também no mesmo universo.

Ricardo Melo
Publicado originalmente no Unidade de Carbono do Pálido Ponto Azul

3 comentários em “Duncan Jones pensa em nova Sci Fi influenciada por Blade Runner

  1. Pingback: Primeira concepção de arte de Mute, de Duncan Jones « Sci Fi do Brasil

  2. Pingback: Jake Gyllenhaal e Duncan Jones, juntos em novo filme Sci Fi « Sci Fi do Brasil

  3. Pingback: Vem aí MUTE, de Duncan Jones (ATUALIZADO) – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: