Resenha: GAME OF THRONES – TERCEIRA TEMPORADA COMPLETA (Blu-ray US)


Redação:

game-of-thrones-season-3-blu-rayGAME OF THRONES – THE COMPLETE THIRD SEASON (Blu-ray US)
Produção: 2013
Duração: 560 min.
Direção: Vários
Elenco: Peter Dinklage, Lena Headey, Charles Dance, Jack Gleeson, Michelle Fairley, Nikolaj Coster-Waldau, Gwendoline Christie, Emilia Clarke, Iain Glen, Sophie TurnerKit Harington, Richard Madden, Maisie Williams, Oona Chaplin, Alfie Allen, Natalia Tena, Michael McElhatton, Carice Van Houten, Stephen Dillane, Liam Cunningham, Ciarán Hinds, James Cosmo
Vídeo: 1.78:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 5.1), Francês, Espanhol (DTS 5.1), Polonês (DTS 2.0)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, etc.
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner / HBO
Discos: 7 (5 BD 50GB, 2 DVD)
Lançamento: 18/02/2014
Cotações: Som: ***** Imagem: ***** Série: ***** Extras & Menus: ***** Geral: ***** 

SINOPSE
Na terceira temporada de GAME OF THRONES, as nobres famílias de Westeros continuam a se enfrentar à medida que alianças e lealdades são testadas e destinos cruéis são conhecidos. Os Lannisters mal se aguentam no trono depois do selvagem ataque naval promovido por Stannis Baratheon, enquanto agitações no Norte ameaçam alterar o equilíbrio do poder. Robb Stark, Rei do Norte, deve pedir desculpas à Casa Frey a fim de garantir seu apoio para derrotar os Lannisters, ao mesmo tempo que, por trás da Muralha, Mance Rayder e seu enorme exército de selvagens continua em sua inexorável marcha rumo ao Sul. Do outro lado do Mar Estreito, em Essos, Daenerys Targaryen e seus três dragões, cada vez mais maduros, tenta montar um exército para navegar ao seu lado para Westeros, na esperança de reclamar o Trono de Ferro.

got3_1

COMENTÁRIOS
Após três temporadas de GAME OF THRONES e durante o hiato até a chegada da quarta, que estreia no próximo dia 06 de abril, finalmente me aventurei pelas milhares de páginas dos cinco livros até agora editados da saga em que a série é baseada – As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R. R. Martin. E após a experiência, posso afirmar que meu gosto pela série cresceu ainda mais, e isso não porque tenha gostado menos dos livros, mas sim porque constatei que os produtores David Benioff e D.B. Weiss, juntamente com sua equipe (sempre com o acompanhamento e eventualmente com roteiros do próprio autor) conseguiram fazer uma adaptação excepcional.

Usando soluções criativas para manter os episódios dentro do já elevado orçamento da série, cortando “gorduras” dos textos originais e produzindo ótimos argumentos, os realizadores souberam retratar com grande fidelidade o fictício mundo medieval criado por Martin, recheado de personagens inesquecíveis que fogem da dicotomia entre o Bem e o Mal a que estamos acostumados no gênero. Tanto que não raro passamos a simpatizar e torcer por quem até então considerávamos vilões. Isso é melhor resumido na trajetória de Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau), que em seu calvário revela ser bem diferente do cínico Regicida a que estávamos acostumados.

got3_2

Esta terceira temporada baseia-se na metade inicial do terceiro e melhor livro da saga, A Tormenta de Espadas, ainda que ela antecipe algumas subtramas originalmente introduzidas mais para o seu final, e até mesmo em volumes posteriores. E aqui a série atinge seu ápice, muito em função do infame evento conhecido como O Casamento Vermelho. Se já no primeiro ano Martin demonstrara uma rara capacidade de surpreender o leitor/espectador ao matar o personagem que, até então, era o principal da trama, neste ele demonstra ser um gênio ao chocar milhares de pessoas que simplesmente não conseguiam acreditar no que estavam assistindo. Tornou-se famoso na internet o vídeo (clique AQUI para assisti-lo – spoilers!) que mostra as reações de desavisados espectadores, que não haviam lido o livro, aos espantosos eventos do nono e penúltimo episódio da temporada, “As Chuvas de Castamere”. Mais palmas para os produtores, que conseguiram tornar algo que já era doloroso ao ler, ainda mais comovente e brutal de se ver. Passado o choque, o espanto e até a revolta, é forçoso reconhecer que este foi um feito raro – e corajoso – na dramaturgia popular contemporânea, que colocou a criação de Martin, seja em que mídia for, em um nível superior.

GAME OF THRONES definitivamente é algo único na moderna TV serializada. Não há um só episódio que possa ser considerado fraco, e além disso o nono episódio de cada temporada consegue ser impactante. Foi assim com a morte de Ned Stark na primeira temporada, com a Batalha da Água Negra na segunda, e com o Casamento Vermelho nesta terceira. E baseando-me no que ainda falta ser mostrado de A Tormenta de Espadas, a quarta temporada tem tudo para ser ainda melhor, por incrível que pareça.

SOBRE O BD
A exemplo das temporadas anteriores de GAME OF THRONES, a terceira foi lançada em Blu-ray com a mesma autoração em todos os mercados, já com legendas em PT-BR (ainda não foi dessa vez que a dublagem em português foi incluída). Assim, o box lançado em março no Brasil é tecnicamente idêntico ao disponibilizado nos EUA em fevereiro, que serviu de base para esta resenha, e na Europa. Além dos cinco BDs, esta edição importada também inclui acesso a cópias digitais e os dez episódios da temporada em dois DVDs, algo que considero totalmente supérfluo. As diferenças das edições, mais uma vez, estão na embalagem digipack (tamanho DVD aqui), e no invólucro grosso, semelhante à capa dura de um livro, da edição norte-americana. Um encarte, que numa face estampa um grande mapa da Fortaleza Vermelha, traz do outro detalhes de cada episódio. Por fim, uma luva de plástico transparente, com a sombra de um dragão nela impressa, envolve tudo.

got3_3

Os dez episódios da terceira temporada estão assim distribuídos no box:

Disco 1
VALAR DOHAERIS (Valar Dohaeris)
ASAS ESCURAS, PALAVRAS ESCURAS (Dark Wings, Dark Words

Disco 2
CAMINHADA DA PUNIÇÃO (Walk of Punishment)
E AGORA SUA VIGIA TERMINOU (And Now his Watch is Ended)

Disco 3
BEIJADO PELO FOGO (Kissed by Fire)
A ESCALADA (The Climb)

Disco 4
O URSO E A DONZELA (The Bear and the Maiden Fair)
OS SEGUNDOS FILHOS (Second Sons)

Disco 5
AS CHUVAS DE CASTAMERE (The Rains of Castamere)
MHYSA (Mhysa)

GAME OF THRONES possui um nível de produção cinematográfico, e isso explica porque é uma das séries com melhor qualidade de imagem e som da atualidade. Os episódios, a exemplo das temporadas anteriores, receberam transferências 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela original 1.78:1, simplesmente de referência. A imagem ostenta níveis de claridade, detalhes finos e um senso de profundidade impressionantes. Cenários, paisagens, texturas de roupas, detalhes faciais, tudo é mostrado com excelente detalhamento e nitidez. As diferentes paletas de cores empregadas, que caracterizam os principais ambientes onde se desenrola a ação, são reproduzidas de forma estável e exuberante. Os pretos são fortes e mesmo nas cenas escuras os detalhes são preservados. Ao longo da temporada eventualmente haverá momentos em que o preto não será tão estável, e o olhar mais atento perceberá algumas raras ocorrências de banding, porém no conjunto nada há que justifique reduzir a nota máxima da nossa avaliação.

???????

O áudio original em inglês DTS-HD Master Audio 5.1 não fica atrás da excelência da apresentação visual, e desde as primeiras notas do tema musical de Ramin Djawadi ele se mostra encorpado, imersivo e cristalino. A faixa lossless reproduz à perfeição o caprichado sound design do programa, que é sutil ou potente de acordo com a necessidade do momento. Cada local traz seu conjunto de efeitos ambientais, e a presença surround é constante tanto nos momentos serenos como nos de ação. Os graves são maciços, como você poderá constatar, por exemplo, na cena da escalada da Muralha de Gelo, e os diálogos sempre são ouvidos de forma límpida. Como já referido, as opções de dublagens não incluem português, já as legendas estão disponíveis em PT-BR e vários outros idiomas. Aqui, uma pequena crítica aos responsáveis pelas legendas, que em alguns casos usam a tradução literária do Brasil, em outros mantém a denominação original em inglês, ou ainda inventam uma nova tradução (Vagantes Brancos?). Como nos boxes das temporadas anteriores, os bonitos menus principais de cada disco, animados com cenas dos episódios, estão disponíveis apenas em inglês, com os comandos de configuração e navegação localizados em sua parte superior.

EXTRAS
A terceira temporada de GAME OF THRONES em Blu-ray, como as anteriores, possui um conjunto de suplementos invejável em termos de quantidade e qualidade. Eles permitem ao espectador aprofundar-se não apenas na produção da série, mas também na complexa mitologia criada por George R.R. Martin (é tão vasta que simplesmente é impossível colocá-la integralmente na tela). Todos os vídeos estão em alta definição, com áudio original em inglês (DTS) e com opção de legendas em português (exceto quando indicado o contrário). Como os menus estão apenas em inglês, mantive o título original dos vídeos:

  • Comentários em Áudio (Discos 1-5) – Exceto pelo primeiro, todos os episódios da temporada podem ser acompanhados por pelo menos uma faixa de comentários em áudio – são doze no total. Participam diretores, roteiristas, integrantes da equipe e, principalmente, atores cujos personagens estão em destaque no episódio sendo assistido. Uma pena que, para variar, as faixas não receberam legendas em português;
  • Prévias e Recapitulações (Discos 1-5, HD) – Ao assistir os episódios, você tem a opção de assistir um resumo do anterior, e a prévia do seguinte;
  • In-Episode Guide (Discos 1-5, HD) – Cada episódio pode ser assistido com um conjunto de informações sobre a produção. Quando esse guia interativo é ativado, um menu lateral fica disponível durante a reprodução, detalhando personagens e locais de cada cena (textos apenas em inglês). Histórias relevantes da seção Histories and Lore também aparecerão, permitindo que o espectador saiba mais sobre a elaborada mitologia da série;
  • A Gathering Storm (Disco 1, HD, 14 min.) – Para refrescar a memória, é aconselhável que antes do episódio inicial da terceira temporada você assista a este featurette que relembra os principais eventos e tramas da segunda, através de depoimentos de atores e realizadores;
  • New Characters (Disco 1, HD, 10 min.) – Este segmento apresenta os novos personagens da temporada – Olenna Tyrell, Missandel, Mance Rayder, Tormund Terror dos Gigantes, Orell, Jojen e Meera Reed, Peixe Negro e Edmure Tully, Thoros de Myr e Beric Dondarrion -, apresentados pelos atores que os interpretam;
  • The Rains of Castamere Unveiled (Disco 4, HD, 47 min.) – O nono e crucial episódio da temporada, “As Chuvas de Castamere”, é reprisado aqui com telas alternando depoimentos do elenco e da equipe, cenas de bastidores e outras informações. Além disso, quando o ícone de uma espada, localizado no canto superior direito da tela, se destaca, você tem acesso a mais informações e vídeos específicos da cena sendo exibida. Por fim, ao chegar na sequência do Casamento Vermelho, lhe serão oferecidas três opções para assisti-la;
  • Deleted and Extended Scenes (Disco 5, HD, 14 min.) – Aqui temos cinco cenas eliminadas, ou versões mais longas de cenas que foram exibidas. Não fosse a necessidade de manter os episódios dentro da duração máxima permitida pela HBO, todas elas poderiam perfeitamente ser mantidas, especialmente a interessante conversa entre Mestre Peycelle e Tywin Lannister;
  • Histories & Lore (Disco 5, HD) – Estes são meus extras preferidos de cada temporada de GAME OF THRONES. Temos quinze bonitos segmentos animados que contam a história e a mitologia de Westeros, narrados por personagens / atores a eles relacionados. São eles: “Old Ghis & Slaver’s Bay” (Jorah Mormont ), “House Reed” (Meera Reed), “House Bolton” (Roose Bolton), “House Frey” (Catelyn Stark), “House Tully” (Peixe-Negro), “The Lord of Light” (Thoros de Myr), “Wargs and the Sight” (Bran Stark), “The Red Keep” (Rei Joffrey), “Robert’s Rebellion” (Petyr Baelish e Lord Varys), “The North” (Jon Snow), “The Reach” (Margaery Tyrell), “The Riverlands” (Peixe-Negro), “The Stormlands” (Brienne de Tarth), “The Westerlands” (Tywin Lannister) e “The Vale” (Petyr Baelish);
  • Roots of Westeros (Disco 5, HD) – Um tabuleiro interativo traz detalhadas informações sobre as principais regiões de Westeros. Quando uma região é selecionada, somos levados a um submenu que dá acesso a textos, biografias e histórias animadas detalhando vários locais, legados, personagens e famílias nobres relacionadas àquela seção (textos apenas em inglês);
  • Inside the Wildlings (Disco 5, HD, 6 min.) – Featurette de produção focado no povo selvagem de Westeros. Elenco e equipe discutem a cultura e o estilo de vida dos que vivem para lá da Muralha, bem como sua caracterização na série;
  • The Politics of Marriage (Disco 5, HD, 9 min.) – Realizadores e elenco abordam a política de Westeros sob a ótica dos casamentos – que, nem sempre, envolvem amor.

got3_5

Jorge Saldanha

Enhanced by Zemanta

Publicado originalmente em ScoreTrack.net:

game-of-thrones-season-3-blu-rayGAME OF THRONES – THE COMPLETE THIRD SEASON (Blu-ray US)
Produção : 2013
Duração : 560 min.
Direção : Vários
Elenco : Peter Dinklage, Lena Headey, Charles Dance, Jack Gleeson, Michelle Fairley, Nikolaj Coster-Waldau, Gwendoline Christie, Emilia Clarke, Iain Glen, Sophie TurnerKit Harington, Richard Madden, Maisie Williams, Oona Chaplin, Alfie Allen, Natalia Tena, Michael McElhatton, Carice Van Houten, Stephen Dillane, Liam Cunningham, Ciarán Hinds, James Cosmo
Vídeo : 1.78:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês ( DTS-HD Master Audio 5.1), Francês, Espanhol ( DTS 5.1 ), Polonês (DTS 2.0)
Legendas : Português, Inglês, Espanhol, Francês, etc.
Região : A, B, C
Distribuidora : Warner / HBO
Discos : 7 (5 BD 50GB, 2 DVD)
Lançamento : 18/02/2014
Cotações : Som: ***** Imagem: ***** Série : *****  Extras & Menus: ***** Geral: *****  

SINOPSE
Na terceira temporada de GAME OF THRONES, as nobres famílias…

Ver original 1.953 mais palavras

About these ads

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s