THE WALKING DEAD: A saga Zumbi


Rick Grimes: versão papel e em carne e osso (Andrew Lincoln)

The Walking Dead é uma das revistas em quadrinhos de maior sucesso do momento. Foi criada pelo escritor Robert Kirkman, que atualmente é o mais bem pago no ramo dos quadrinhos, superando icones como Jim Lee e Frank Miller. De acordo com a Wikipedia:

The Walking Dead (Os Mortos-Vivos, em Portugal) é uma publicação mensal de “banda desenhada” (em Portugal) ou “história em quadrinhos” (no Brasil), publicada nos Estados Unidos pela Image Comics a partir de 2003. A história foi criada e escrita por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, substituído por Charlie Adlard a partir da edição número 7, mas que continuou a desenhar as capas até a edição número 24. A série narra a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver em um mundo atingido por um apocalipse zumbi. No Brasil a série é publicada em forma de encadernados pela HQM Editora. Em Portugal está a ser editada pela Devir Livraria.

A série não teve grandes vendas durante seu lançamento, mas ganhou popularidade com o tempo. Em 2006, a primeira tiragem da trigésima terceira edição da série esgotou em apenas 24 horas. Em 2010 a série ganhou o prêmio Eisner Award deMelhor série contínua, anunciado na San Diego Comic-Con.

A trama gira em torno do policial Rick Grimes, que desperta de um coma e descobre que o mundo foi dominado por mortos-vivos. Ele procura e encontra sua esposa e filho num grupo de sobreviventes, onde tambem estava Shane (policial e melhor amigo de Rick). A partir daí os leitores, junto com Rick (que acaba tornando-se o líder do grupo), vão descobrindo pistas sobre o apocalipse zumbi. Porém a maior ameaça para os sobreviventes não são os “walkers”, mas outros grupos de humanos que regrediram à selvageria descrita por Rousseau.

Eventualmente o grupo enfrentará o Governador, o maior vilão do gibi e que chegou inclusive a ser comparado com Darth Vader, de Star Wars. Devido ao sucesso do personagem, uma trilogia de livros, contando sua origem, está sendo lançada. O primeiro volume The Walking Dead – A Ascensão do Governador, já foi publicado no Brasil pela Editora Record.

Em 2010 foi lançada mundialmente a série de TV The Walking Dead, uma produção do canal AMC exibida no Brasil quase simultaneamente pelo canal pago Fox/Fox HD. O projeto, que acabou sendo um dos maiores sucessos da TV paga, é fruto da parceria do cineasta Frank Darabont (O Nevoeiro) e Robert Kirkman, porém Darabont saiu da produção no início da segunda temporada em função de divergências com o AMC.

O Governador é o maior vilão de The Walking Dead

Como os fãs dos quadrinhos já notaram, o destino de alguns dos personagens na série difere do que foi visto na HQ, o que gera imprevisibilidade até em quem já leu os mais de 90 números da revista. Na terceira temporada, que deverá estrear em outubro deste ano, veremos adaptado o arco onde o grupo de Rick (Andrew Lincoln) enfrenta o Governador (David Morrisey).

A série The Walking Dead levou para a TV a febre de produções sobre zumbis que já assolava o cinema, com os filmes das franquias Resident Evil e Extermínio, além de sucessos como Madrugada dos Mortos e Zumbilândia. Mas essas produções,  mais voltadas à ação, ao terror ou mesmo à sátira, não chegam nem perto da maestria de The Walking Dead, que enfoca o tema sob um aspecto muito mais dramático.

Assim, com os quadrinhos e a série de TV fazendo cada vez mais sucesso, os fãs enfrentarão ainda por muitos anos os zumbis famintos por carne humana, inclusive nos videogames, já que o jogo em episódios, baseado em The Walking Dead, está sendo lançado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Walking_Dead
http://www.thewalkingdead.com.br/
http://omelete.uol.com.br/walking-dead/

Guilherme da Costa Radin

About these ads

Um comentário sobre “THE WALKING DEAD: A saga Zumbi

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s