Resenha: GAME OF THRONES – PRIMEIRA TEMPORADA (Blu-ray UK)


Produção: 2011
Duração: 561 min.
Direção: Vários
Elenco: Sean Bean, Lena Headey, Jack Gleeson, Michelle Fairley, Peter Dinklage, Emilia Clarke, Iain Glen, Sophie Turner, Kit Harington, Jason Momoa
Vídeo: 1.78:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 5.1), Francês, Espanhol (DTS 5.1), Polonês (DTS 2.0)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Holandês, Finlandês, Norueguês, Sueco
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner / HBO
Discos: 5 (50Gb)
Lançamento: 05/03/2012
Cotações: Som: ***** Imagem: ***** Série: ***** Extras & Menus: ***** Geral: ***** 

SINOPSE
Baseada na série best-seller “As Crônicas de Gelo e Fogo” (“A Song of Ice and Fire”), escrita por George R.R. Martin, a história de cumplicidade e traição, nobreza e honra, conquista e triunfo de GAME OF THRONES é ambientada no fantástico mundo medieval de Westeros, onde verões alcançam décadas e invernos podem durar uma vida inteira. Das maquinações vindas do sul e das selvagens terras orientais, do norte congelado à antiga Muralha que protege o reino da misteriosa escuridão, as poderosas famílias dos Sete Reinos travam uma épica batalha pelo Trono de Ferro.

COMENTÁRIOS
Até a estreia de GAME OF THRONES na HBO, desconhecia a obra do escritor George R.R. Martin no qual esta série foi baseada. E isso foi bom, porque sem saber nada da trama fui completamente surpreendido por esta intrincada, bela e adulta fantasia, sem dúvida o grande destaque televisivo de 2011. A saga de Martin, creditado na série também como co-produtor executivo, é composta, até o momento, por cinco livros lançados originalmente nos EUA em um período de 15 anos, sendo que mais dois estão previstos; e o programa, em princípio, deverá adaptar um deles em cada temporada de dez episódios. Esta inicial, portanto, baseia-se no primeiro volume da saga, “A Game of Thrones” (publicado no Brasil em 2010 como “A Guerra dos Tronos”) e nos apresenta o fictício mundo de Westeros, onde dragões já existiram e cada um dos seus Sete Reinos pertence a uma poderosa família.

Existem três núcleos principais nesta primeira temporada: Winterfell, o reino mais ao norte comandado pelos Starks, liderados pelo Lorde Eddard “Ned” Stark (Sean Bean, de O SENHOR DOS ANÉIS), onde uma antiga e gigantesca muralha protegida pelos Patrulheiros da Noite separa os Sete Reinos de uma misteriosa área selvagem, da qual uma lendária ameaça sobrenatural está prestes a retornar; Porto Real, de onde o Rei Robert (Mark Addy) da família Baratheon, casado com a ardilosa Cersei (Lena Headey) da família Lannister, governa em seu Trono de Ferro toda Westeros; e na outra margem do Mar Estreito temos Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), filha do soberano anterior (assassinado pelo irmão incestuoso de Cersei, Jaime) que, ao casar-se com o líder dos Dothraki (Jason Momoa), uma poderosa tribo de cavaleiros nômades, forma com eles uma aliança a fim de retomar o Trono de Ferro.

A partir dessa tripla estrutura o programa desenvolve uma trama dramática, sombria, sangrenta e repleta de reviravoltas, onde – e aqui um fato muito raro nas séries de televisão atuais – todos os episódios, sem exceção, mantém alto o nível de interesse do espectador. Fatores essenciais para tanto são os excelentes roteiros, a minuciosa atenção a detalhes, um grupo de atores que parece ter nascido para encarnar seus respectivos personagens (sendo que Peter Dinklage, em sua interpretação premiada com o Emmy de Tyrion Lannister, rouba a cena toda a vez que aparece), efeitos visuais perfeitos, belas locações na Europa e a ótima trilha sonora de Ramin Djawadi, onde se destaca o tema principal ouvido na memorável abertura dos episódios.

Certamente os elementos de fantasia e a presença de Sean Bean no cast tornam inevitáveis as comparações de GAME OF THRONES com a trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, porém as semelhanças param por aí. A abordagem realista, com personagens que fogem dos estereótipos de heróis e vilões e a ênfase nas disputas familiares, palacianas e políticas, remetem mais a séries como OS SOPRANOS e THE WEST WING. E como esta é uma série da HBO há, obviamente, violência, palavrões, nudez e sexo, que levam o programa para outro nível de público. O que poderia resultar em uma mistura indigesta revelou ser uma grata surpresa, nela incluída uma das mais inesperadas (para quem não leu o livro) e dramáticas mortes da história da televisão mundial, e uma cena final de arrepiante lirismo e beleza. E pelo que já vi da segunda temporada, ainda em exibição, o alto padrão permanece. Palmas para a HBO – de novo.

SOBRE O BD
A primeira temporada de GAME OF THRONES em Blu-ray foi lançada mundialmente em um box com cinco discos (seis, no caso da edição exclusiva inglesa na qual se baseou esta resenha), similar em embalagem e idêntico em conteúdo e especificações técnicas. Os BDs de 50Gb estão acondicionados em uma bem-vinda embalagem digipack ilustrada com fotos dos personagens, envolta em uma estilosa luva de cartolina. Dentro, há um encarte que, desdobrado, revela as árvores genealógicas das famílias e um mapa completo de Westeros. Em comparação com o nosso box, lançado um mês depois, o norte-americano e o inglês, além da luva externa de cartolina, incluem uma luva adicional em material mais grosso na qual o digipack é inserido, que dá mais solidez ao conjunto.

Caprichos de embalagem à parte, a maior força deste lançamento se revela quando colocamos o disco inicial no reprodutor. Salta aos olhos que os menus principais, animados (apenas em inglês, francês e espanhol), são muito bonitos e de bom gosto, com uma ótima navegabilidade entre as várias opções oferecidas. Mas é ao começar a reprodução do primeiro episódio que seu queixo irá cair. Já vi séries de TV com grandes apresentações visuais, mas GAME OF THRONES ganha delas facilmente. A imagem dos 10 episódios, que receberam transferências 1080p/AVC MPEG-4 na proporção original 1.78:1, é perfeita, irretocável. A impressão que temos é de estarmos olhando Westeros por uma janela, tal o realismo e o detalhe estampados na tela. A fotografia da série é sublime, e as transferências conseguem reproduzi-la em todo o seu esplendor, livres das limitações inerentes às transmissões da TV paga em 1080i. Exceto pelas tomadas azuladas da Grande Muralha, e de interiores onde predominam tons como sépia sépia, as cores são cintilantes, ricas e vívidas. O contraste é impecável, os pretos fortíssimos, e os detalhes em rostos, cabelos e texturas são marcantes. Mesmo as cenas que empregam efeitos CGI, normalmente problemáticas, mantem a elevada definição e nitidez. Edge enhancement, DNR, aliasing, artefatos de compressão e outras mazelas digitais passam longe de GAME OF THRONES e seu vídeo de referência, dos melhores já vistos em Blu-ray.

Também no áudio a HBO realizou um trabalho excepcional, já que as faixas lossless DTS-HD Master Audio 5.1 em inglês são estupendas, ainda mais para uma produção para a TV. Impressiona já de início a impecável fidelidade com que tudo é reproduzido. A ambientação criada através dos canais surround envolve o ouvinte com os ventos da floresta de Winterfell, ruídos de neve e pássaros, ecos de vozes e o crepitar do fogo. Nos duelos, o choque de espadas e armaduras produz sons cristalinos. Os muitos diálogos são encorpados e límpidos, e quando necessário o subwoofer gera graves sólidos. De um modo geral o palco sonoro é amplo e imersivo, colocando você em meio às diversas vistas e locais de Westeros. Temos aqui, assim como o vídeo, áudio de demonstração, merecedor de uma coroa de ouro não por sua potência ou volume, mas acima de tudo por sua elevadíssima qualidade geral. Quem gosta de dublagem não gostará de saber que inexiste, entre as opções disponíveis (em DTS lossy 5.1 e 2.0), áudio em português. Para mim, mesmo que houvesse, seria inconcebível assistir a esses episódios com outra faixa que não a impecável original. Portanto, selecione as legendas Português-BR, o áudio DTS-HD MA e se deixe envolver pelas maravilhas visuais e auditivas de GAME OF THRONES.

EXTRAS
Igualmente no que se refere ao material suplementar esta primeira temporada de GAME OF THRONES está acima da média. Em comparação com o box de DVDs, o de BDs traz alguns excelentes recursos adicionais, que pecam apenas por não terem sido completamente traduzidos para o nosso idioma mas que serão muito interessantes para quem domina o inglês. Apesar de todos os extras aparecerem em inglês nos menus, os listei com a tradução fornecida pela distribuidora:

  • Comentários em Áudio (Discos 1-5) – Sete episódios apresentam faixas de comentários em áudio: “O Inverno está para Chegar”, com os produtores / roteiristas David Benioff e D.B. Weiss; “A Estrada do Rei”, com Lena Headey (Cersei Lannister), Mark Addy (Robert Baratheon) e Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister); “Lorde Snow”, com Sophie Turner (Sansa Stark), Maisie Williams (Arya Stark) e Isaac Hempstead Wright (Bran Stark); “Aleijados, Bastardos e Coisas Quebradas”, com o roteirista Bryan Cogman e Kit Harington (Jon Snow); “Uma Coroa Dourada”, com o diretor Daniel Minahan, Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) e Harry Lloyd (Viserys Targaryen); “O Lado Pontudo”, com o co-produtor executivo / autor George R.R. Martin; e “Fogo e Sangue”, com Benioff, Weiss e o diretor Alan Taylor. Como se vê, nos comentários foi reunida parte significativa da equipe e do elenco da série, de lamentar apenas a ausência do ator mais proeminente desta temporada inicial, Sean Bean, além de obviamente o fato de que, como acontece quase sempre, os comentários não foram legendados;
  • Guia por Dentro de um Episódio (Discos 1-5, HD) - Cada episódio pode ser assistido acompanhado por um guia interativo, que oferece informações complementares em texto pop-up sobre os personagens, cenas, locações e a história (infelizmente, sem tradução para o português). Nada de muito profundo, exceto se você clicar em “Complete Guide”, o que pausará o episódio e lhe dará acesso ao “Guia Completo de Westeros” (que também pode ser selecionado através do menu principal e que comentaremos abaixo);
  • Guia Completo de Westeros (Discos 1-5, HD) Talvez o melhor extra e, a exemplo do anterior, exclusivo do box em Blu-ray, este “Guia Completo” é um vasto compêndio interativo das casas nobres e dos reinos apresentados na primeira temporada. Inclui mapas, história das famílias e vinte e quatro pequenos featurettes acompanhados por uma bela apresentação artística (diferentemente das informações em texto, com legendas em português) em HD e narrados por integrantes do elenco. Somando mais de uma hora de duração, eles abordam fatos relativos aos Sete Reinos – mitologias, conhecimentos, crenças religiosas, facções beligerantes, terras, ancestrais e eventos marcantes mostrados ou referidos pela série;
  • Perfil dos Personagens (Disco 1, HD, 31 min.) – Perfis de quinze personagens descritos pelos atores que os interpretam – Ned, Robb, Arya, Bran, Sansa e Catelyn Stark; Cersei, Jaime e Tyrion Lannister; Daenerys e Viserys Targaryen; e Jon Snow, Khal Drogo, Petyr Baelish e Robert Baratheon (com legendas);

  • Anatomia de um Episódio (Disco 3, HD, 61 min.) – Também somente no Blu-ray o sexto episódio, “Uma Coroa Dourada”, pode ser assistido com um recurso PIP similar ao Maximum Movie Mode, completo com depoimentos da equipe e do elenco, cenas de bastidores, etc. (com legendas);
  • Fazendo Game of Thrones (Disco 5, HD, 30 min.) – Making of da produção da primeira temporada, composto por cenas inéditas do set de filmagem, entrevistas com elenco e equipe, etc. (com legendas);
  • Do Livro para as Telas (Disco 5, HD, 5 min.) – Neste featurette de divulgação os produtores executivos David Benioff e D.B. Weiss, e o autor George R.R. Martin, falam sobre os desafios de adaptar o romance épico. Boa parte foi tirada do making of, o que torna este o único material repetitivo do box (com legendas);
  • Criação da Abertura da Série (Disco 5, HD, 5 min.) – A equipe nos fornece informações detalhadas sobre a criação da sequência de abertura, premiada com o Emmy (com legendas);
  • Criando o Idioma Dothkraki (Disco 5, HD, 5 min.) – Saiba como foi criada a complexa linguagem do povo Dothraki (com legendas);
  • A Patrulha da Noite (Disco 5, HD, 8 min.) – Martin, produtores e elenco falam sobre os soldados que fazem parte da Patrulha da Noite, a milenar Muralha de gelo que mede cerca de 21 quilômetros, a Floresta Assombrada e outros mistérios do Norte (com legendas);
  • Ovos de Dragão Escondidos – Exclusivamente no Blu-ray alguns extras estão ocultos nos menus pop up durante os episódios, cabe a você encontrar seis “ovos de dragão escondidos” para ter acessos a eles – não os procurei, mas pelo que dizem, são testes de seleção de elenco;
  • Disco Bônus Exclusivo – Esta edição especial inglesa traz, em encarte à parte, um disco adicional com um interessante featurette de 18 minutos, em HD, sobre os ótimos efeitos visuais da primeira temporada da série. Destaque para a criação de locais e grandes paisagens, estas muitas vezes resultando da combinação de cenas reais de locações (que incluem a Ilha de Malta) e imagens geradas em computador. Ele encerra com a análise da emocionante cena final – SPOILERS A SEGUIR – na qual Daenerys levanta-se em meio às cinzas, nua e com três dragõezinhos recém-nascidos (com legendas).

Jorge Saldanha

About these ads

6 comentários sobre “Resenha: GAME OF THRONES – PRIMEIRA TEMPORADA (Blu-ray UK)

  1. Pingback: GAME OF THRONES: Assista aos promos do episódio “Blackwater” | SCI FI do Brasil

  2. Pingback: THOR 2 contrata vilão | SCI FI do Brasil

  3. Pingback: GAME OF THRONES e DOCTOR WHO (de novo!) ganham o Hugo Awards « SCI FI do Brasil

  4. Pingback: Novidades de elenco: JUPITER ASCENDING, OS GUARDIÕES DA GALÁXIA « SCI FI do Brasil

  5. Pingback: Resenha: GAME OF THRONES – SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (Blu-ray) | SCI FI do Brasil

  6. Pingback: Assista ao novo Trailer de WOLVES | SCI FI do Brasil

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s